Respeito e empatia entre todos os membros: Todos devem saber a diferença entre expressar uma opinião e impô-la a alguém. Não descarregues a tua frustração ou fúria, num membro ou em público. Sempre que possível em privado, ou contacta a staff.
Nenhum membro deve ser discriminado pela sua etnia, sexualidade, género, religião ou qualquer outra situação, dentro e fora do servidor. Qualquer ato de discriminação confere a EXPULSÃO da comunidade.
Em roleplay, mesmo com consetimento, é estritamente proibido realizar ações que envolvam ou remetam a racismo ou xenofia, violação ou assédio sexual, homofobia, mutilação ou desmembramentos, suicídio, pedofilia ou zoofilia, necrofilia e canibalismo ou terrorismo.
Igualdade. Na comunidade, és tão importante como qualquer outro membro. Todos têm os mesmos direitos e os mesmos deveres e têm que respeitar as regras da mesma forma.
Nota: Se achas que estás a fazer algo de errado,
pensa: "Se visse outro membro a fazer o que estou a fazer,
acharia correto? E se todos os membros da comunidade fizessem
o que eu estou a fazer?". Mesmo que inicialmente consideres que o
que estás a fazer é correto, deves refletir sobre isto.
Fazes livestreams, isto é, partilhas um pouco ou grande parte do teu roleplay com espectadores que não pertencem à comunidade. Muitos membros tiveram o seu primeiro contacto com a comunidade através da livestream de um membro, o que faz de ti uma das caras do servidor. Tens que por isso responsabilidades a assumir:
a. Respeitar a comunidade, sempre - não deves permitir insultos à comunidade no chat da tua livestream nem insultos a membros. Tu és o último responsável pelo que é dito e comentado no teu canal.
b. Representar a comunidade - fazer livestreams enquanto jogas no servidor faz com que estejas a representar a comunidade. Deves enquadrar-te com ideologia de roleplay pretendida na comunidade e respeitar as regras, mais do que qualquer outro jogador, tornando-te num bom exemplo para quem pretender entrar na comunidade.
Não reveles informações privadas da comunidade, como o conteúdo do Discord ou decisões da Staff, em livestream. Os comunicados da staff são destinados à comunidade e não para indivíduos exteriores a esta.
Por cortesia, deves colocar "TLRP" no título da tua livestream enquanto estiveres a jogar no servidor. Da mesma forma, quando não o estiveres a fazer, deves retirar do título a sigla do servidor.
Poderás ter ativado também um comando no chat (exemplo: !servidor), ou uma mensagem temporizada que faça alusão ao Discord da comunidade com o respectivo link.
Sê inteligente, não cometas erros desnecessariamente. Ao fazeres livestream poderás passar uma imagem errada da comunidade.
É proibido dar a entender que estás em livestream a outras personagens. O uso de expressões como "Gopro" ou semelhantes, não são permitidas.
Evita revelar informações sensíveis, como a tua stash-house, armazéns ou outras, que possam influenciar o roleplay de membros que estejam a assistir.
Prioriza o roleplay aos teus espectadores, isto é, não pauses o roleplay em que estás a intervir para, por exemplo, agradecer uma subscrição ou doação na tua livestream.
Previne o backseat-gaming e o meta-gaming na tua livestream, explicando aos teus espectadores estes conceitos e punindo quem não os respeitar.
O termo roleplay é bastante abrangente, mas na definição significa “interpretação de papéis”. Pratica-se roleplay há longos anos, tendo como por base estilos de jogos diferentes. No mundo do GTA V, há também vários conceitos de roleplay que variam de comunidade para comunidade.
O que procuramos no servidor é um roleplay realista de construção de história de personagens, onde se privilegia a coerência.
Todas as tuas ações devem ter como base a idade, história e perfil da tua personagem. Não é permitido fazer ou ser parte de algo que a tua personagem não faria.
Deves ter sempre também um motivo válido que justifique as ações da tua personagem. Justificar uma ação referindo que “ a minha personagem é assim” não será aceite pela Staff.
1. No servidor, o roleplay deve fazer-se preferencialmente em português.
2. É proibido sair de personagem, independentemente dos motivos.
3. É proibido abandonar o servidor durante roleplays. Sair do servidor em pleno cenário de roleplay é considerado uma falha grave e confere automaticamente, no mínimo, um BANIMENTO TEMPORÁRIO DE 24 HORAS.
Em situação de crash ou equivalente, deverás tentar regressar ao jogo o mais rapidamente possível e informar pelo menos um dos membros intervenientes no roleplay em que estava inserido.
4. É proibida a utilização de cheats, exploits e bugs para obter vantagem face a outros jogadores ou em qualquer outra situação que crie cenários irrealistas e não pretendidos no servidor. Perante um bug não deves sair de personagem.
A descoberta de um bug deve ser comunicada à staff de imediato. Deves ter especial atenção aos bugs que possam ser utilizados por outros membros e reportá-los em privado, não os tornando públicos.
5. É proibida a utilização de softwares externos ou mods que te concedam vantagens relevantes face aos outros jogadores. Em caso de dúvida, questiona a Staff antes de instalares alguma modificação (exemplo: utilização de mira, tornar a água mais translúcida, etc…).
6. É proibido o meta-gaming - utilização de informações pela personagem das quais esta não deveria ter conhecimento/acesso. Deves interpretar a falta de conhecimento da tua personagem. Alguns exemplos:
Não deves provocar intencionalmente o meta-gaming de outro membro, como por exemplo, ao escrever /me pensa roubar o médico e fugir.
Exemplos de Meta-Gaming |
---|
Utilização de softwares de comunicação externa (estar em chamada no Discord). |
Visualização de livestreams de outros membros para obter vantagens no servidor. |
Utilização de informações obtidas em situações irrealistas: audição entre paredes, visão por cima de muros em 3ª pessoa. |
Utilizar em roleplay uma gravação da tua tela ou áudio do jogo sem a existência de um contexto ou possibilidade de ter sido feita. |
7. É proibido o power-gaming - utilização e abuso de funcionalidades irrealistas do jogo para obter vantagens. Alguns exemplos:
Exemplos de Power-Gaming |
---|
Condução de um veículo a uma velocidade inapropriada para o terreno ou excessiva para o veículo (exemplo: conduzir um carro desportivo em terra batida). |
Utilização de itens em situações irrealistas (exemplo: comer debaixo de água) e sem qualquer enquadramento (exemplo: pegar num taco de golfe “vindo do além”). |
Forçar condições a outras personagens sem dar uma contrapartida (exemplo: realizar um /me corta o pescoço ou /me esfaqueia no coração). Para ferires uma personagem deves fazê-lo, utilizando mesmo uma faca/arma. |
Simular possuir um item que não possuis no inventário ou afirmar (em /me, por exemplo) que não tens um item, tendo-o no inventário. |
Após uma grande queda, correr de imediato. |
Nadar continuamente sem simular fadiga ou cansaço. O mesmo se aplica à corrida. |
8. É proibido não demonstrar medo sempre que a vida da tua personagem esteja em risco. Alguns exemplos:
Exemplos de Falta de Medo |
---|
Com uma arma apontada, fugir sabendo que poderás ser atingido facilmente. |
Atacar um grupo de indivíduos quando estás em desvantagem numérica. |
Entrar numa área hostil quando não fazes parte ou não estás envolvido. |
Não valorizar o perigo ao abordar estranhos como se fossem teus conhecidos. |
9. Se a tua personagem for alvo de Player Kill (PK), deve esquecer-se de todos os motivos que a levaram a tal situação e durante as próximas horas deves evitar interagir com as personagens que provocaram tal situação.
Considera-se PK quando a tua personagem fica inconsciente e não é resgatada por outras personagens, acabando por renascer numa cama do hospital. Mesmo recebendo cuidados médicos, podes optar por seguir o roleplay de um PK, mas não és obrigado fazê-lo.
10. Um Character Kill (CK) é uma morte permanente da personagem, nunca podendo esta voltar a ser interpretada. A decisão de matar permanentemente a tua personagem é exclusivamente tua.
Um roleplay, para provocar um CK, deverá ser elaborado e ter fortes motivos e justificações. Embora a decisão seja tua, deves ter sempre um motivo válido que o justifique.
Mesmo assim, lembra-te que não existem personagens imortais, podendo ser punido por falta de coerência ou ver a personagem permanentemente morta pela Staff.
11. Se precisares de ficar AFK (Away From Keyboard), deves fazê-lo fora de zonas movimentadas e áreas onde será provável que tentem interagir contigo.
Se precisares de te ausentar por um período superior a 15 minutos, deves sair do servidor, ou serás automaticamente "kickado".
12. Não deves sair do servidor em zonas muito movimentadas nem à frente de outras personagens. Se precisares de dar restart ao jogo, também o deves em local escondido e sem o referir em roleplay, logicamente.
13. O chat deve ser utilizado o mínimo possível e sempre que for necessário esclarecer algo OOC. Utilizar o chat para escrever “AHAHAH” não faz sentido.
1. Todas as personagens criadas por ti devem ser distintas entre si e nunca iguais a outras existentes no servidor (no passado e no presente).
2. É proibido o roleplay e a passagem de informações e conhecimentos relevantes entre personagens interpretadas pelo mesmo membro.
3. Todas as personagens devem ter nomes realistas, e sem trocadilhos.
4. É proibida a interpretação de celebridades existentes na vida real ou fictícias (exemplo: jogares e futebol, cantores, super-heróis, etc...)
5. A aparência da tua personagem não deverá conter traços irrealistas e exagerados ( exemplo: olhos demasiado próximos, bochechas bicudas, etc…).
6. Ao utilizar uma personagem PED, deves ter em mente as suas limitações. Não deves utilizar um PED cuja aparência não seja natural em roleplay (exemplo: um PED que ande sempre sem camisola não é natural).
7.É proibido o uso de modificadores de voz exagerados que configurem uma voz irrealista à personagem (demasiado aguda ou demasiado grave). Em caso de dúvida, questiona a Staff.
8. É igualmente proibido o uso de modificadores de voz em situações ilógicas e irrealistas. Utilizar uma máscara de tecido para modificar a voz não faz sentido e é proibido.
9. Ao tentar esconder a identidade, a tua personagem não deve assumir traços que não lhe são nativos nem perder características (não deves usar um modificador para tornar a voz mais grossa, estando desmascarado).
10. Para transferir items, dinheiro ou propriedades de uma personagem para outra, (situações CK/ausência do servidor), irás precisar de pedir a permissão à staff. Deves justificar o teu pedido com um motivo OOC e IC. Caso o faças sem autorização, a Staff poderá confiscar-te todo o património e dar-te-á uma punição.
11. É proibido simular a voz de NPCs de forma a obter vantagem em roleplay (exemplo: usar NPC como testemunha de um assalto).
12. É proibido abusar da falta de membros dos serviços de emergência. Se houver uma grande falta deste, tenta adaptar o teu roleplay, nunca referindo que “ não há polícias de serviço” ou “não há médicos no hospital”.
1. É proibida a duplicação de items ou dinheiro.
2. É proibida a atribuição de um significado diferente do suposto a um item.
3. É proibida a utilizaçao de items em situações irrealistas.
1. A roupa utilizada pela personagem deve adequar-se ao trabalho que está a executar (exemplo: não faz sentido pescar de smoking).
O veículo utilizado pela personagem deve adequar-se ao trabalho que está a executar (exemplo: não faz sentido um carro desportivo na mina).
É considerado um grupo criminoso um conjunto de personagens que atuam em conjunto na prática de atividades consideradas criminosas, podendo ter ou não um nome definido e estarem ou não organizados formalmente.
Todos os grupos criminosos que pretendam dominar o território, disputá-lo com outros grupos, atuar regularmente em conjunto, de forma organizada, nomeadamente com hierarquia, mantendo uma identidade, deverão dar conhecimento à Staff da sua existência num ticket específico para o efeito.
1. Não é permitida a participação em dois grupos criminosos diferentes pelo mesmo membro, nem possuir duas personagens no mesmo grupo.
2. Fora do seu território, é proibida a atuação* em simultâneo, no mesmo cenário de roleplay, por mais de 6 membros do mesmo grupo criminoso.
Caso uma das personagens seja detida, poderá juntar-se um novo membro ao roleplay com o objetivo de, por exemplo, libertar a personagem detida. Esta mesma exceção não se aplica numa situação em que seja abatida.
Cenário | Possibilidade de adicionar membros? |
---|---|
Um grupo assaltou uma loja e no decorrer da fuga, um dos assaltantes foi detido. | R: Sim, poderá juntar-se um 7º membro ao roleplay. |
Um gang atacou outro e no decorrer do roleplay um dos membros foi morto. | R: Não, não se poderá juntar um 7º membro ao roleplay. |
É permitida a atuação em conjunto de dois ou mais grupos criminosos, no entanto, no total não devem estar envolvidas mais do que o limite máximo de personagem acima descrito.
*Uma personagem intervém no roleplay sempre que as suas ações influenciam o desenvolvimento deste.
1. É proibido o Cop Bating - praticar atividades criminosas sem um motivo válido e razoável, forçando o roleplay com a polícia.
2. É proibido sequestrar NPC’s e utilizá-los como reféns. Em assaltos, deverás sempre tentar forçar que os NPC’s abandonem o local. Ainda assim, a sua presença não deve ser ignorada por nenhum dos intervenientes.
3. É proibido assaltar bancos e joalharias em dias consecutivos.
4. Deves permanecer no servidor durante pelo menos 30 minutos após cometeres um crime.
5. É proibido colocar uma personagem em cativeiro sem o conhecimento do membro que a interpreta.
6. É proibida a entrada ilegal e o roleplay em locais de alta vigia ( base militar, porta-aviões, aeroporto, etc…) por parte de personagens sem qualquer justificação para tal. Deves também manter os reféns fora deste locais.
As empresas podem ser divididas em três categorias - Tier 1, Tier 2 e Tier 3 - de acordo com o seguinte:
Categoria | Descrição | Exemplos |
---|---|---|
Tier 1 | Pequenos negócios, acessíveis a qualquer membro. Não requer scripts ou interiores específicos. | Firma de advogados, compra e venda de bens, etc. |
Tier 2 | Negócios maiores, por vezes comprados pelas personagens em roleplay a outras. Possuem scripts ou interiores que auxiliam no roleplay. | Weazel News, Vanilla Unicorn, Burger Shot, etc. |
Tier 3 | Negócios-chave do roleplay no servidor, sendo indispensáveis no dia-a-dia do roleplay. Possuem scripts e interiores únicos, nunca duplicáveis. | Los Santos Customs, Hospital de Pillbox. |
1. Para possuir uma empresa Tier 1 basta registá-la em roleplay.
2. A atribuição inicial de empresas Tier 2 será feita pelo Governo, mediante concurso aberto à comunidade, podendo depois do dono destas mantê-la, vendê-la ou perdê-la em roleplay.
3. A atribuição de empresas Tier 3 será feita pelo Governo, mediante concurso aberto à comunidade, em moldes específicos. Periodicamente o Governo avalia a necessidade de trocar de gestor, abrindo novo concurso, destacando os pontos que pretende melhorar.
4. Membros, donos de empresas devem manter atividade na empresa de acordo com o seguinte:
→ Tier 1 : duas vezes por mês
→ Tier 2 : duas vezes por semana
→ Tier 3: todos os dias
5. A destruição de estabelecimentos das empresas Tier 2 e Tier 3 requer autorização prévia da Staff e este tipo de roleplay só poderá ser feito se fizer sentido com o decorrer da tua história. (exemplo: incendiar o Vanilla Unicorn).
/me | /scene | /tentar |
---|---|---|
Utilização: Expressar algo que não pode ser dito por
palavras, nunca podendo ser usado para mostrar algo impossível de
se ver. Não deve substituir ações que podem ser realizadas in-game. |
Utilização: Deixar uma "frase" num determinado local que
representa uma ação realizada. São utilizados para complementar ações realizadas in-game, mas não devem substituir ações que podem ser feitas no jogo. |
Utilização: Determinar o sucesso ou falha de uma
ação que envolve uma situação incerta. O resultado do /tentar pode dar positivo (sucesso) ou negativo (falha), influenciando o desenvolvimento do roleplay. |
Exemplo incorreto: | Exemplo correto: | Exemplo correto: |
/me sente-se constipada /me dá um soco ao Hugo /me aparenta estar constipada /me estala dedos das mãos |
/scene vidros partidos (após um
tiroteio no restaurante) /scene chão molhado (depois de uma limpeza recente) |
/tentar enganar pessoa sobre o dinheiro ser legítimo Se positivo ✅: Acredita que o dinheiro é legítimo. Se negativo ❌: Desconfia e não acredita. /tentar quebrar algemas enquanto está algemado pela polícia (As algemas não se partem assim na vida real) |
Pode ser usado em: | NOTA: Deves adequar o teu roleplay ao /scene que estás a ver, seguindo o roleplay de forma lógica. | |
- Expressões faciais: /me sorri - Interações com objetos: /me pega na caixa - Ações que não têm emote: /me tira cartão da carteira - Perguntas: /me [pergunta], o que encontra? NOTA: Os /me's devem ser escritos na terceira pessoa (ex: /me acena e não /me acenar). |
IMPORTANTE: O /tentar deve ser usado **de forma lógica e realista**, nunca para ações impossíveis ou irreais. |
→ A utilização destas ferramentas deve ser feita em português, nunca usando dialetos nem os sotaques das personagens.
→ /OOP - Serve para comunicar ooc dentro do jogo.
1. Abusar, assediar, fazer ataques pessoais ou ter comportamentos desrespeitosos com outros membros.
2. Conteúdo social, religioso, político, ilegal, sexual ou outro conteúdo controverso e impróprio que pode criar polêmica ou ofensa.
3. Comentários racistas, fanáticos ou xenófobos que podem ofender uma determinada nação, grupo étnico, religioso ou racial.
4. Provocar argumentos intencional ou propositalmente.
5. Qualquer comportamento malicioso, ameaçador ou agressivo em relação a outro membro da comunidade ou membro da organização.
6. Espalhar desinformação ou boatos dentro do servidor.
7. Linguagem explícita e uso de palavrões são proibidos nos canais públicos.
8. Ameaças.
9. Incentivo suicida.
1. Conteúdo ilegal ou protegido por direitos autorais, cheats, hacks, links maliciosos.
2. Mensagens ou imagens que expõem a privacidade de outra pessoa.
3. O conteúdo NSFW é proibido.
4. Spamming, trolling, flooding.
5. Postar mensagens nos canais errados.
6. Pings excessivos na equipa ou qualquer outro membro.